Nas Notícias

Darque não quer a tourada da ‘Agonia’: “É uma falta de consideração”, diz o autarca Joaquim Perre

touradax210touradaA tourada das festas da Senhora de Agonia, em Viana, vai ser realizada no outro lado do rio. “É uma falta de consideração pela freguesia e pelo povo de Darque”, afirma o presidente da Junta, frisando a “indignação” pela iniciativa que a Prótoiro agendou para dia 18 de agosto.

A polémica tourada da Senhora da Agonia, as festas da ‘cidade antitourada’ de Viana do Castelo, vão realizar-se na outra margem do rio, para “indignação” do presidente da Junta de Freguesia. Joaquim Perre irritou-se ao saber que a federação Prótoiro apresentou, ontem, um pedido de licenciamento municipal para a instalação de uma arena amovível a 18 de agosto.

“A Junta de Freguesia não foi tida nem achada, ninguém nos disse nada e Darque não tem qualquer tradição de touradas”, argumentou o autarca, citado pela Lusa: “até quando chegam para montar o circo pedem o nosso apoio e opinião. Neste caso, não sabíamos de nada”.

“É uma falta de consideração pela Junta de Freguesia e pelo povo de Darque, que também tinha o direito de gozar as festas da cidade sem esta confusão na terra”, afirmou Joaquim Perre, contestando também o local escolhido pela Prótoiro: “ainda por cima, vão fazer a corrida num local como este, com uma estrada de acesso que é um cancro da nossa freguesia porque nem permite o cruzamento de duas viaturas”.

A “indignação” de Darque aumenta na medida em que, se o pedido de licenciamento for devidamente apresentado, a Câmara de Viana do Castelo pouco poderá fazer, até porque o pedido refere-se a uma instalação em terrenos privados, como sustenta Diogo Monteiro, dirigente da Prótoiro.

“Este pedido para o licenciamento é apenas da instalação da praça, uma arena amovível para 3300 pessoas, que é o único poder da Câmara, e que mesmo assim não é discricionário. Ou seja, se estiverem reunidas todas as condições legais, como é o caso, a Câmara não pode indeferir o pedido”, complementou Diogo Monteiro.

“Vivo há mais de 50 anos em Darque e nunca vi uma tourada na freguesia”, alegou o presidente da Junta de Darque: “tínhamos direito a saber de alguma coisa, para planificarmos as nossas atividades. Basta ver que tínhamos de fazer uma obra urgente de saneamento naquele local, já que uma parte aluiu há pouco tempo, e agora não sabemos como vamos resolver isto”.

Da parte da Câmara de Viana do Castelo, o presidente, José Maria Costa, já classificara o anúncio da tourada como uma “provocação”, pois a cidade orgulha-se de ser ‘antitouradas’ desde 2009. No ano passado, a Prótoiro conseguiu realizar a tourada, na freguesia de Areosa.

Em destaque

Subir