Nas Notícias

D. José Policarpo apela a “reviravolta cultural” contra a precariedade

jose_policarpoD. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, apelou numa missa do Corpo de Deus, que de correu em Lisboa, a uma “reviravolta cultural”, como modo de serem encontradas soluções para a precariedade, não só em Portugal, mas nos restantes países da Europa.

“Se não houver uma reviravolta cultural, a Europa enfrentará soluções precárias, mas não a solução”, disse D. José Policarpo, durante a missa do Corpo de Deus, que decorreu ontem, na Sé de Lisboa.

A missa foi marcada pela presença de muitos fiéis, o que no próximo ano poderá não suceder, já que o feriado do Corpo de Deus não será celebrado. Às celebrações do Corpo de Deus junta-se o Fórum Católico e Ortodoxo, que decorre durante o dia de hoje, também em Lisboa.

O tema deste fórum é a reflexão cristã sobre crise europeia, sendo que, de acordo com Policarpo, “essas reflexões vão na linha, não de nos pronunciarmos sobre soluções políticas e técnicas, mas de alertar toda a Europa para o facto de que poderá encontrar soluções precárias, mas não a solução”.

E a razão desta realidade é a “a adulteração cultural”, no centro da qual “deveria estar a pessoa humana na sua dignidade e na sua vocação de fraternidade”. Nesse sentido, urge uma “revolta cultural”, defendeu o cardeal-patriarca, no que se entende como uma crítica ao poder.

Em destaque

Subir