Mundo

D. Duarte e o Charlie Hebdo: “Pasquim nojento”, homenagens “sem sentido”

maome caricaturaPara D. Duarte de Bragança, o Charlie Hebdo é “um pasquim nojento” e que as homenagens realizadas aos jornalistas “não fazem sentido”. “Não é admissível insultar a crença, a fé e a religião dos outros”, disse D. Duarte, em Braga.

Numa visita aos Bombeiros Voluntários de Braga, D. Duarte considerou que o jornal satírico francês é um “pasquim nojento”. “Não é admissível insultar a crença, a fé e a religião dos outros”, afirmou neste sábado, citado pelo jornal Sol.

O duque de Bragança defendeu também que as homenagens realizadas aos jornalistas mortos no atentado em Paris “não fazem sentido”.

“Se eu me colocar na rua com um altifalante a insultar a sua mãe, o seu pai ou os seus avós, obviamente que isso tem as suas consequências”, justificou D. Duarte, numa alusão às sátiras do Charlie Hebdo a Maomé.

O pretendente ao trono não deixou de expressar, no entanto, o seu repúdio pelo massacre, salientando que é preciso “defender a vida”, mesmo que se trate da vida de pessoas “que têm atividades que consideramos desprezíveis” – mais uma alusão aos jornalistas mortos em Paris.

“Lamento o terrorismo que invade a Europa e que coloca em risco quem pensa de uma maneira diferente”, disse também D. Duarte de Bragança.

Em destaque

Subir