Motores

Cyril Després comanda Rota da Seda antes do dia de descanso

LoebRotaSeda6

Cyril Després comanda o Rali Rota da Seda depois da sexta etapa, a última antes do dia de descanso que esta sexta-feira se vive na prova. O francês, ex-vencedor do Dakar em motos manteve a primeira posição numa ‘dobradinha’ da Peugeot, uma vez que Sebastien Loeb ocupa o segundo posto.

Ventos violentos fustigaram os concorrentes na segunda parte da tirada antes do repouso no ‘bivouac’, com um alerta de tempestade à chegada a Almaty a obrigar os organizadores a anularem uma parte dos 411 quilómetros do percurso.

O norte-americano Damen Scott James foi o mais rápido neste sexto dia impondo o seu Buggy a Stéphane Peterhansell, cujo Peugeot 2008 DKR foi recuperado pela equipa depois do capotanço que protagonizou na véspera ter deixado o carro bastante destruído.

Foram quase sete horas de trabalho para os mecânicos da Peugeot recuperarem o carro de Peterhansel, que alcançou o acampamento a meio da noite do quinto dia, com mais de seis horas de atraso para os primeiros. Após uma análise os técnicos da marca francesa não detetaram nenhum dano irremediável, concentrando os seus esforços na reparação da suspensão dianteira direita e traseira esquerda e no circuito de refrigeração do motor do 2008 DKR nº 100.

ScottJeffriesRoraSeda6

O vencedor do Dakar perdeu pouco mais de um minuto para Scott James, tal como Sebastien Loeb, que gastou apenas mais 14 segundos que o seu companheiro de equipa.

Loeb mostra-se particularmente satisfeito com a sua prestação sublinhando: “Nestas etapas é claramente uma vantagem partir de trás, pois as linhas já estão traçadas. Alcançamos rapidamente os primeiros e foi uma boa jornada para nós, pois ganhamos tempo aos nossos principais adversários. Ser segundo classificado no dia de descanso dá-nos confiança para o que vem a seguir”.

Em destaque

Subir