Economia

Crise já se sente nas operações da rede Multibanco

multibancoOs portugueses estão a utilizar cada vez menos a rede Multibanco nas mais variadas opções: pagamentos, levantamentos, menor número de caixas, terminais e cartões, sendo este mais um serviço afetado pela crise e pela redução do consumo nacional.

Os números divulgados nesta quinta-feira pelo Jornal de Notícias e pelo Diário de Notícias, segundo estatísticas do Banco de Portugal, revelam que só nos primeiros seis meses do ano, foram levantados menos 369 milhões de euros das caixas Multibanco.

Em comparação com o mesmo período do ano passado, assinala-se uma queda de 2,9 por cento. Mas esta baixa não teve início este ano, mas sim, a partir do mês de abril de 2011.

No que diz respeito às compras pagas com cartão, a queda é ligeiramente maior, representando quatro por cento em termos homólogos, cerca de 539 milhões de euros durante o primeiro semestre deste ano.

O valor, que tem vindo a cair desde há sete meses atrás, representa uma média de 37 euros por cada compra efetuada com este meio de pagamento.

Também o número de cartões utilizados tem vindo a cair. Só nos últimos três anos, passou de 11 milhões para 10 milhões, uma queda de um milhão. Também o número de terminais disponibilizados reduziu pela primeira vez em 2011, sendo que Portugal é um dos países da Europa Ocidental com mais terminais ATM, sendo este um dos alvos prediletos de furtos e arrombamentos nos últimos meses.

Feitas as contas, o Banco de Portugal, verificou que o número de levantamentos na rede Multibanco foi de 25,9 mil milhões durante o ano passado e o de pagamentos com cartões 28,4 mil milhões, no mesmo período.

Em destaque

Subir