Cultura

Crianças constroem peça com materiais de reciclagem no Museu Berardo

reciclagem2A Sociedade Ponto Verde convidou 50 crianças de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) para visitarem a exposição ‘Vik’, a maior retrospetiva do artista brasileiro Vik Muniz, exposta no Museu Berardo.

As visitas decorrem nos dias nesta terça e quarta-feira, às 13h30. As crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, são apoiadas pela Associação de Apoio e Desenvolvimento Integrado de Ermidas do Sado (Concelho de Santiago do Cacém) e do Posto de Assistência da Malveira (Concelho de Mafra).

Esta iniciativa visa presentear algumas das instituições candidatas ao projeto ‘Reciclar é Dar e Receber’ e tem como objetivo proporcionar a crianças do meio rural a oportunidade de conhecer a obra de um dos artistas de maior sucesso da atualidade.

Recorde-se que o projeto ‘Reciclar é Dar e Receber’ permitiu à SPV equipar 25 salas de estudo em IPSS com o objetivo de ajudar 900 crianças de famílias carenciadas e ter apoio ao estudo.

Este projeto, com o apoio da Entrajuda e da SIC Esperança, tinha como finalidade pôr fim a ciclos de pobreza que tem na sua origem um baixo aproveitamento escolar no ensino básico. Para tal a SPV contribuiu com 200 mil euros, correspondendo às 200 mil toneladas de vidro separadas pelos portugueses.

A atividade visa associar a temática da reciclagem ao trabalho do artista brasileiro Vik Muniz, que surpreendeu o mundo com a série de imagens feitas a partir de desperdícios.

O seu trabalho tem-se destacado pela série de imagens feitas a partir de materiais aparentemente já sem utilidade. As crianças terão possibilidade de construir uma peça criativa com materiais de reciclagem.

Em destaque

Subir