Nas Notícias

Crianças consomem dobro das proteínas recomendadas e abusam dos doces

criancas docescriancas doces 600Pesquisa revela que as crianças portuguesas com idades entre 1 e 3 anos consomem proteínas em excesso – mais do dobro do que é recomendado. O Estudo sobre o Padrão de Alimentação e de Crescimento na Infância, aponta o leite de vaca como razão. Há também uma percentagem elevada de crianças com menos de 18 meses que consomem refrigerantes diariamente.

Em Portugal, as crianças com idades entre 1 e 3 anos consomem mais do dobro das proteínas que deveriam, de acordo com um estudo sobre o Padrão de Alimentação e de Crescimento na Infância.

Também foi detetado nesta pesquisa o consumo excessivo de energia, neste intervalo de idades, sendo que a razão para este dado é o consumo de bebidas açucaradas e de doces.

“Muitas vezes, dar doces é como um gesto de ternura, uma forma de tornar as crianças mais felizes e bem-dispostas. É importante que pais e familiares percebam que a oferta de doces desde muito cedo é nefasto para a criança”, afirma à Lusa Pedro Graça, coordenador do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável.

O mesmo estudo apurou que 17 por cento das crianças portuguesas com 18 meses bebe refrigerantes todos os dias.

Em destaque

Subir