Mundo

Crescimento da economia de Moçambique desacelerou para 3,3 por cento em 2018

O crescimento da economia de Moçambique desacelerou para 3,3 por cento em 2018, de acordo com o boletim de Contas Nacionais publicado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) moçambicano e hoje consultado pela Lusa.

“As estimativas anuais do Produto Interno Bruto a preços de mercado em 2018 apontam para um crescimento da economia em 3,3 por cento, mostrando uma desaceleração da economia face ao período homólogo em cerca de 0,47 pontos percentuais”, refere o documento.

O número revelado pelo INE coincide com a previsão do Banco Mundial e fica ligeiramente abaixo dos 3,5 por cento que o Fundo Monetário Internacional (FMI) antecipou.

“O desempenho da atividade económica em 2018 é atribuído, em primeiro lugar, ao setor primário, que cresceu 7 por cento” e, dentro deste, o destaque vai para “o ramo da indústria de extração mineira com cerca de 14,4 por cento de incremento”, conclui o documento.

Para 2019, O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia moçambicana possa crescer entre 4 por cento a 4,7 por cento se determinadas condições, tais como a paz e o pagamento do Estado a fornecedores, forem cumpridas.

Por sua vez, para este ano, o Banco Mundial projeta uma expansão de 3,5 por cento do PIB moçambicano.

Em destaque

Subir