Mundo

Conversas telefónicas de um país gravadas pela NSA, Casa Branca não comenta

edward snowdennsa escutas eua snowdenUm país foi auscultado pelos EUA, através da Agência de Segurança Nacional (NSA), que pela primeira vez conseguiu chegar a todas as chamadas telefónicas de uma nação. A revelação resulta de documentos confidenciais que Edward Snowden, ex-analista de sistemas da NSA, divulgou. A reportagem é do The Washington Post.

Todas as conversas telefónicas de um país não revelado foram gravadas pela NSA, agência norte-americana, que pela primeira vez conseguiu aceder a 100 por cento das comunicações por telefone de uma nação, adianta o jornal The Washington Post.

Foi um caso de escutas em massa, graças a um programa inovador. A revelação surgiu a partir de uma série de documentos confidenciais que Edward Snowden, ex-analista de sistemas da NSA, tornou públicos, no ano passado.

Os documentos que Snowden mostrou ao mundo revelam que os EUA conseguiam aceder a grandes quantidades conversações, graças ao programa Mystic.

O programa era utilizado para intercetar conversas telefónicas de um país não especificado, sendo que era intenção da NSA usá-lo noutros países, segundo adianta o The Washington Post.

O programa grava todas as conversações telefónicas e arquiva-as. Está em funcionamento desde 2011. E de acordo com um dos responsáveis pela gestão do programa, em declarações àquele jornal dos EUA, o Mystic era comparável a uma máquina do tempo. As vozes de qualquer conversa telefónica realizada nesse país podiam ser ouvidas sempre que a NSA entendesse, sem consultar o interlocutor.

A Casa Branca não comenta estas informações. Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional apenas refere que a diretiva do presidente Barack Obama apenas permite o acesso a escutas telefónicas nos casos em que está em causa a segurança dos EUA.

Em destaque

Subir