Nas Notícias

‘Conversas de Diabetes’ no Hotel Tivoli Oriente a 25 de fevereiro

diabetesA próxima edição das ‘Conversas de Diabetes’ decorre a 25 de fevereiro, no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, e contará com a participação de cerca de 30 profissionais de saúde do centro e sul do país. Este programa educacional da Lilly Diabetes tem como objetivo dotar estes profissionais de ferramentas para ajudar os doentes.

Atendendo aos mais recentes dados que alertam para a necessidade urgente de adotar medidas de prevenção primária e secundária no que diz respeito à Diabetes, a Lilly Portugal dá continuidade ao seu programa ‘Conversas de Diabetes’, como forma de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da integração dos diabéticos neste programa, podendo ajudá-los a lidar e a viver melhor com a doença

‘Conversas de Diabetes’ é um programa educacional inovador, com uma abordagem muito dinâmica e interativa, que pretende transformar a forma como as pessoas com diabetes e os seus familiares aprendem a controlar a doença.

O programa centra-se numa ferramenta baseada na conversação, denominada de Mapa de Conversação, desenvolvido pela Healthy Interactions Inc, em parceria com a Federação Internacional de Diabetes – Europa, com o apoio da Lilly.

Em redor do Mapa de Conversação, pequenos grupos de pessoas com diabetes e um profissional de saúde podem usufruir de uma experiência interativa e de uma viagem no ensino da diabetes, levando os participantes, a uma melhor compreensão das mensagens e a uma mudança de comportamentos, com a ajuda do formador.

Este programa é um contributo para ajudar a diminuir a progressão e impacto da doença e assenta em alguns princípios orientadores como a reprodução de situações e momentos do dia a dia de um diabético, o potenciar a exposição da opinião individual de cada participante e o estimular a ouvir e comentar a opinião dos restantes participantes. É a ouvir, a ver, a debater e a executar que se aprende e os mapas potenciam estes princípios.

O programa ‘Conversas de Diabetes’ pretende conduzir a uma melhor compreensão, melhor autocontrolo e melhor interação entre os doentes e os profissionais de saúde, permitindo ajudar as pessoas com diabetes a melhorar o seu estilo de vida. Tem como objetivo a promoção de hábitos de vida saudáveis, nomeadamente uma alimentação equilibrada e exercício físico, para atingir um melhor controlo da diabetes.

Em destaque

Subir