Nas Notícias

Fumar marijuana será ilegal na Holanda… mas só para os turistas

marijuanaPara evitar que os turistas procurem a Holanda apenas com a finalidade de consumir marijuana, o Governo decidiu impedir que as ‘coffeeshops’ se abram aos turistas. Fumar erva será um ‘privilégio’ vedado a holandeses e vetado a estrangeiros que não residam no território. A nova lei entra em vigor já em janeiro, numa primeira fase.

O consumo de marijuana vai ser fechado a cidadãos locais, estrangeiros ou holandeses. Os turistas não poderão fumar aquela planta, numa medida imposta pelo Governo, com o objetivo de evitar que a Holanda se transforme num paraíso turístico apenas para quem pretende fumar marijuana nas ‘coffeeshops’.

Estas só estarão abertas a holandeses ou a cidadãos estrangeiros com residência naquele país. Todos os restantes não podem frequentar aqueles espaços, que se transformarão em clubes de cariz privado.

A nova legislação não tarda a entrar em vigor e começa a ser aplicada no próximo mês, nas fronteiras com Alemanha e Bélgica. Até ao final de 2013, segundo Charlotte Mensen, porta-voz do Ministério da Justiça da Holanda, todo o país deverá ficar vedado ao ‘turismo da erva’.

As reações a esta decisão não se fizeram esperar. Se por um lado há quem considere que se trata de um ato discriminatório, por outro há proprietários de ‘coffeeshops’ que preveem a falência, já que vivem sobretudo das visitas de turistas apreciadores de marijuana…

Há quem tema também que a decisão de retirar a marijuana da boca dos turistas vai fomentar o comércio ilegal desta planta. Derrick Bergman, presidente da Fundação Pró-Canabis, teme pela qualidade do produto…

Em destaque

Subir