TV

Conheça a escola que fecha para deixar passar os patos bebés (vídeo)

Uma vez por ano, os alunos de uma escola primária em Hartland, no Michigan (EUA), têm direito a um feriado. Vanessa, a pata, necessita de atravessar os corredores para levar os patinhos recém-nascidos para o lago. Quando esse dia chega, não há aulas para os pequenos humanos.

É uma tradição que se repete há já 13 anos, depois da professora Ruth Darrah (que entretanto se reformou) ter assistido ao pânico de Vanessa, a pata que se recusou a abandonar os filhos recém-nascidos.

Da primeira vez, há 14 anos, os patinhos ficaram tão desorientados com a confusão (com várias dezenas de pequenos humanos a correr e a gritar) que só à noite conseguiram atravessar a escola. Embora Vanessa conseguisse voar por cima das vedações, os filhotes iriam morrer à sede por não conseguirem chegar ao lago.

A partir daí, a pata começou a regressar todos os anos, sempre pela mesma altura. Os professores começaram a ficar atentos e sempre que Vanessa chega começa a contagem decrescente. No dia da travessia, a escola fecha para que as aves possam fazer a viagem sossegadas.

Ficam só alguns corredores abertos e todos os ‘caminhos’ laterais são fechados com uma tira de papel, para que os patinhos não se desorientem.

Este ano, Vanessa fez a travessia da escola com oito filhotes.

Em destaque

Subir