Nas Notícias

Cónego Melo: Câmara de Braga rejeita proposta da CDU para remoção da estátua

estatua conego meloO presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, absteve-se de votar a proposta da CDU para remover a polémica estátua do cónego Eduardo Melo. Os votos de Carlos Almeida e de Miguel Bandeira foram insuficientes para aprovar a revogação da cedência de espaço.

A polémica estátua do cónego Eduardo Melo vai permanecer no centro da rotunda do Largo de Monte D`Arcos. O vereador da CDU, Carlos Almeida, pretendia forçar a remoção da estátua, através da revogação da cedência do espaço público, mas a medida foi rejeitada na reunião de hoje da Câmara de Braga.

Para além do vereador comunista, só Miguel Bandeira, um vereador independente eleito pela lista da coligação “Juntos por Braga”,  votou a fazer. Os vereadores do PS (partido que, no anterior mandato, aprovou a decisão a nível camarário) e os dois eleitos pelo CDS votaram contra. O presidente da Câmara, Ricardo Rio, absteve-se de decidir, assim como os restantes vereadores da coligação “Juntos por Braga”.

Ainda antes de ser colocada já a estátua era motivo de polémica. A autorização para o uso de um espaço público partiu do executivo socialista liderado por Mesquita Machado, a 23 de maio. Poucos dias após a colocação, a estátua com 2,7 metros de altura (a que acrescem os quatro metros do pedestal) foi vandalizada com tinta e com escritos como “fascista”, “assassino”  e “padre Max”.

Em destaque

Subir