A próxima semana deve trazer boas notícias a quem tiver de abastecer. O comportamento dos mercado dos combustíveis, com a gasolina e o gasóleo a caírem mais de quatro por cento, deixa antever uma descida dos preços. Na gasolina de 95 octanas, Portugal tem o nono maior preço da União.
Os preços dos combustíveis devem descer já a partir de segunda-feira. Os agentes ligados ao setor aguardam por um alívio dos preços, refletindo o comportando dos mercados internacionais. Com o crude a cair 3,10 por cento, as cotações da gasolina e do gasóleo baixaram 4,12 e 4,13 por cento, respetivamente.
De acordo com os dados avançados pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço de referência da gasolina em Portugal é de 1,595 euros por litro, sendo de 1,376 euros por litro no gasóleo.
A descida de preços ganha maior importância no caso da gasolina de 95 octanas: segundo as estatísticas da Comissão Europeia, só oito dos 27 membros da União têm um preço superior. No gasóleo, Portugal fica a meio da tabela, no 16.º posto.
A concretizar-se a descida dos preços, tal acontecerá pela terceira semana consecutiva.