Nas Notícias

Comandante da Proteção Civil pede demissão

O comandante da Proteção Civil, Rui Esteves, pediu a demissão nesta quinta-feira, avança a RTP.

Rui Esteves viu-se envolvido em duas polémicas. De acordo com uma investigação da RTP, terminou a licenciatura na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, mas só fez duas das 36 cadeiras do curso. As restantes 34 resultaram de equivalências.

“O comandante nacional operacional da Proteção Civil obteve equivalência a disciplinas como matemática, estatística e química sem nunca ter frequentado uma aula”, revelou a estação pública.

Rui Esteves terá obtido dois certificados de habilitações, sendo que um deles aponta números diferentes: 32 cadeiras por equivalência, do total das 36.

Na semana anterior,a RTP denunciou que o comandante acumulava os cargos de diretor do aeródromo de Castelo Branco e de comandante nacional operacional da Proteção Civil, o que é proibido de acordo com o estatuto de titulares de cargos públicos.

O comandante da Proteção Civil negou ilegalidades no exercício e recusou demitir-se, sendo que a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, decidiu abrir um processo disciplinar. No entanto, terá recuado e avançou mesmo para a demissão.

Em destaque

Subir