Economia

Colunista do Financial Times defende falência de Portugal e Grécia

troikaColunista do Financial Times considera que as falências de Portugal e das Grécia são o único caminho que os dois países da Zona Euro terão de trilhar. Wolfgang Munchau aponta “erros atrás de erros” na tentativa de recuperação económica e considera que o incumprimento, seguido de um plano de ajuda que torne os países imunes aos efeitos da austeridade, seria “mais caro”, mas evitaria “a ruína, dentro de dois anos”.

O artigo do Financial Times surge um dia depois de aprovado o plano de austeridade na Grécia, que vai limitar o crescimento helênico, com consequências que podem ser devastadoras, a médio prazo. Portugal está num patamar menos inseguras, mas é colocado na mesma linha de raciocínio.

Segundo Wolfgang Munchau, os planos de resgate aos dois países estão votados ao fracasso e dentro de dois anos Portugal e Grécia vão enfrentar um cenário “desastroso”, caso a realidade continue a ser ignorada.

“Será melhor reconhecer que Portugal e Grécia estão numa situação e deixar que os dois países entrem em incumprimento. Depois, com um fundo de resgate superior, ajudavam-se os dois países a reerguer-se, já sem os problemas colaterais que estão a enfrentar”, sublinhou Wolfgang Munchau.

O colunista do Financial Times considera que esta solução “seria muito mais cara”, mas evitaria um “cenário desastroso”, que Munchau prevê que ocorra “dentro de dois anos”. Wolfgang Munchau considera que a estratégia de recuperação de Portugal e Grécia estão erradas e chama à atenção para diversos erros.

Reiterar a aposta em políticas que bloqueiam o crescimento económico vai adiar a resolução dos problemas. Num comentário ao pacote de medidas de austeridade aprovado pela Grécia, ontem, Munchau prevê agravamento da depressão e obrigatoriedade de reestruturar a dívida grega.

Em destaque

Subir