Tecnologia

Apple: Autoridades chinesas impedem venda do iPad

ipad2_1Em causa está alegadamente um processo perdido pela Apple que data a dezembro passado, quando uma empresa chinesa acusou a companhia norte-americana de ter violado a patente do nome iPad. No total, cerca de 45 modelos do tablet foram confiscados.

A Apple e temas relacionados com patentes parecem que andam de mãos dadas. A China não é nem de perto nem de longe o melhor exemplo neste campo, visto que copia (quase) tudo. Porém, desta vez foi a Apple que alegadamente incumpriu a lei.

A empresa em causa dá pelo nome de Proview. Em dezembro passado, avançou com um processo em tribunal contra a Apple. Em causa, uma suposta violação de patente da marca iPad por parte da companhia liderada por Tim Cook. Os tribunais deram razão à entidade chinesa e mesmo o recurso da empresa da maçã não teve grande influência, pelos vistos.

Autoridades chinesas iniciaram uma fiscalização na região de Shijiazhuang e segundo imprensa local cerca de 45 modelos do iPad foram recolhidos. Outros vendedores certificados Apple estão também a tentar esconder os tablets da empresa norte-americana com medo de eventuais processos.

Na altura da queixa avançada pela Proview, que afirma ter o nome iPad registado desde 2001, a Apple foi condenada a pagar uma multa de mais de 38 milhões de dólares, mas o recurso introduzido pela marca americana adiou todo o processo.

Esta não é a primeira vez que a Apple se vê envolvida em casos de violação de patentes com entidades asiáticas. No sentido oposto, a criadora do iPad e do iPhone viu-se obrigada num passado recente a queixar-se de um boneco de Steve Jobs criado pela In Icons, uma empresa chinesa, que afirmava que apenas queria prestar homenagem ao ex-CEO. Saiba mais aqui.

Esta notícia surge numa altura em que é dado como quase certo o lançamento do terceiro modelo do tablet mais conhecido do mundo durante o primeiro trimestre de 2012. O iPad 3 deverá estar disponível nas lojas no próximo mês de março, embora a empresa norte-americana ainda não tenha confirmado esta informação oficialmente. Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir