Nas Notícias

Colégio em Azeitão enfrenta surto de tuberculose

Foram detetados pelo menos seis casos de tuberculose num colégio em Azeitão. A suspeita levou a que mais 40 pessoas ficassem em tratamento preventivo, adianta o Público.

“Essas pessoas estão a fazer tratamento preventivo para que não venham a desenvolver tubercole ativa”, explicou Raquel Duarte, pneumonologista do Programa Nacional para a Tuberculose, em declarações ao mesmo jornal.

“Quando nós temos uma recessão da existência de tuberculose no país a suspeita da doença diminui. Portanto, vamos ter pessoas que vão estar com a doença mais tempo que não valorizam os seus sintomas. É nessa fase que, em condições propícias, ambiente fechado, que pode ocorrer a transmissão”, acrescentou a especialista da Direção Geral de Saúde, agora em declarações à Renascença.

Quatro dos alunos infetados foram internados, um dos quais já teve alta. Os restantes estão em tratamento e a ser medicados, mas continuam no colégio, acrescenta o Público.

A maioria dos casos, acrescenta ainda o jornal, são de infeções latentes: as pessoas estiveram em contacto com a bactéria Mycobacterium tuberculosis sem desenvolverem a doença.

O caso ocorreu no externato Rumo ao Sucesso, que vai continuar a funcionar, depois da DGS ter admitido que não é preciso encerrar a instituição.

A escola acolhe crianças e jovens com necessidades educativas especiais, em regime de internato e aberto.

Em destaque

Subir