Fórmula 1

Cockpit com proteção para os pilotos na F1 para ir em frente em 2017

F1cockpitFechado116

O futuro da Fórmula 1 continua a ser alvo de muita discussão, e a introdução de uma proteção da cabeça dos pilotos ou mesmo um ‘cockpit’ fechado continuam a ser fortes hipóteses para 2017.

Segundo notícia veiculada pela estação de televisão britânica BBC, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) está apostada em ir em frente com o conceito de ‘halo’ (foto) como forma de proteger o piloto de detritos que sejam projetados para o ‘cockpit’.

Alexander Wurz, presidente da Associação de Pilotos de Grande Prémio (GPDA) tornou já claro que os seus representados acham que é o tempo certo para introduzir tal medida de segurança.

“Obviamente que os pilotos estão contentes que os representantes técnicos das equipas tenham acordado numa proteção adicional a partir de 2017. Agora entramos numa fase de design, onde os pilotos têm de estar abertos a terem um espetro de visibilidade diferente devido à estrutura adicional”, afirma o austríaco.

F1cockpitFechado016

“Estou também curioso para ver como as equipas vão surgir com uma nova solução que permita ao carro ser bonito e rápido”, acrescenta Alex Wurz.

Uma melhor proteção para a cabeça dos pilotos tem sido investigada pela FIA há alguns anos, mas o assunto voltou à ribalta na sequência das recentes mortes de Jules Bianchi e Justin Wilson. O francês faleceu como resultado nos ferimentos sofridos no acidente ocorrido do Grande Prémio do Japão de 2014, enquanto o britânico morreu depois de ter sido atingido por detritos numa corrida do campeonato IndyCar.

Em destaque

Subir