Nas Notícias

Cocaína avaliada em 19 milhões de euros com destino a Portugal apreendida na Argentina

droga-cocainaAs autoridades argentinas apreenderam 450 quilos de cocaína, avaliados em 19 milhões de euros, destinados a Portugal, em dois contentores no porto da capital, noticia a Efe. Segundo informações, duas pessoas foram detidas.

A cocaína destinava-se a Portugal, mas não passou no porto de Buenos Aires, uma vez que as autoridades argentinas apreenderam um contentor com uma carga de 450 kg escondida em 1.600 sacos de carvão.

Agentes da Administração Federal argentina de Receitas Públicas detiveram duas pessoas, uma das quais pertencente “ao centro da organização criminosa”, informou Siomara Ayerán, diretora-geral das Alfândegas.

Recorde-se que, ainda esta semana, a polícia espanhola e a Polícia Judiciária (PJ) desmantelaram uma rede de tráfico de cocaína que operava em Portugal, Espanha e América do Sul.

A operação levada a cabo pela PJ provocou a detenção de cinco suspeitos de pertencerem à organização, cujo líder foi detido em Espanha. O líder do grupo também foi detido em Barcelona.

A PJ havia detido cinco pessoas, alegados membros de uma rede altamente organizada, que se dedicava ao tráfico de droga, com ligações à América do Sul, que usava Portugal e Espanha como plataforma para distribuição de droga para outros países europeus.

Numa ação em parceria com as autoridades espanholas, a PJ pôs termo ao grupo criminoso sul-americano, que revelava grande organização, “com forte hierarquia”, além de um modo de operar apenas visível nas grandes redes criminosas.

A cocaína era proveniente da Argentina e trazida para solo europeu, escondida em materiais que eram transportados de forma legal. Uma vez em Portugal ou Espanha, a droga era presumivelmente distribuída para outros países europeus, segundo suspeita a PJ.

Em destaque

Subir