Cultura

Papel já era: a nova Enciclopédia Britânica assume-se digital

enciclopedia_britanicaO saber não ocupa lugar, mas o papel sim. A Enciclopédia Britânica, uma ‘instituição’ da cultura mundial, vai deixar o papel onde se exibiu durante quase 250 anos. A empresa detentora do título quer assumir um lugar de destaque na era digital e anuncia que o futuro será apenas na Internet.

A Enciclopédia Britânica, editada pela primeira vez em 1768, vai dar por terminada a era do papel. Após quase 250 anos como uma das maiores referências do saber mundial, a obra não resistiu aos encantos virtuais, num mundo em que a Internet parece acumular tudo o que é informação: para o bem e para o mal.

Será um “ritual de passagem à nova era”, como explicou o presidente da empresa Encyclopaedia Britannica Inc, Jorge Cauz. A próxima edição desta coletânea que pretende compilar e resumir o conhecimento humano será em formato digital, suportado na mesma internet onde nasceu a ‘concorrência’ fatal, a Wikipedia.

O elevado número de entradas nesta enciclopédia digital de contribuição aberta terá sido um dos fatores que levou à queda da Britânica no formato papel. Um dos editores da Wikipedia portuguesa, Eduardo Pinheiro, admite que a instantaniedade é, hoje em dia, cada vez mais valorizada por quem pesquisa informação: “já ninguém espera pela Britânica. Na nossa sociedade os hábitos de consulta de fontes fiáveis e de obras de referência alteraram-se”.

A última edição em papel da Enciclopédia Britânica em papel data de 2010, tem 32 volumes e pesa quase 130 quilos. Foi a 15.ª edição e cada qual teve, no mínimo, uma dezena de volumes. “Não é um momento particularmente alegre”, confessou Eduardo Pinheiro, “pois é uma enciclopédia histórica, que serviu de referência de indubitável qualidade a gerações várias”.

A transição da Britânica do papel para o digital não vai alterar a política da enciclopédia, que continuará a apostar no prestígio das fontes e na qualidade da escrita. “A versão de 1911, que está em domínio público, é citada como fonte em mais de 12 mil artigos da Wikipédia, só na versão em inglês”, admitiu Eduardo Pinheiro, embora defendendo que, na era do digital, prefere a importância da instantaniedade: “o facto de se manter um serviço pago e com especialistas em cada área levou a que a velocidade de atualização fosse fortemente prejudicada”.

Em destaque

Subir