Economia

Chinesa ZTE regista prejuízos superiores a 900 milhões de euros

A empresa de telecomunicações chinesa ZTE registou prejuízos de 6.983 milhões de yuan (921 milhões de euros), em 2018, num exercício marcado por sanções norte-americanas que paralisaram as operações da empresa.

A fabricante de ‘smartphones’, cuja sede fica na cidade de Shenzhen, sul da China, revelou ainda que a sua receita anual caiu 21,41 por cento, para 85.513 milhões de yuan (11.290 milhões de euros).

No entanto, a empresa disse que, no quarto trimestre do seu ano fiscal, alcançou um lucro de 276 milhões de yuan (36,4 milhões euros), sugerindo o início de uma recuperação.

As receitas da ZTE no mercado chinês representaram 63,7 por cento da faturação total da empresa.

Em abril do ano passado, Washington bloqueou as exportações de componentes destinadas ao grupo chinês, devido a declarações fraudulentas num inquérito sobre a investigação ao embargo imposto ao Irão e à Coreia do Norte.

No entanto, em junho passado, a empresa chegou a acordo com o governo de Donald Trump, que desbloqueou a exportação de componentes.

O acordo incluiu o pagamento de uma multa 1.761 milhões de dólares (1.564 milhões de euros).

A empresa foi ainda forçada a renovar a sua administração e a sujeitar-se a supervisão regular sobre o execução das condições do acordo.

Em destaque

Subir