Economia

China Three Gorges não vai cumprir com a fábrica prometida na compra da EDP

edp logoA China Three Gorges comprometeu-se a instalar uma fábrica de turbinas eólicas em Portugal, quando negociou a compra da EDP. Quase dois anos depois de vencer a privatização, o gigante chinês vai abandonar a promessa, relata hoje o Jornal de Negócios.

A China Three Gorges prometeu ao Governo, quando negociava a compra da EDP, um pacote de estímulos à economia nacional que incluía a criação de uma fábrica de turbinas eólicas. A privatização avançou, em novembro de 2011, com o gigante chinês como vencedor do concurso. Agora, a empresa prepara-se para não cumprir a promessa, de acordo com a edição de hoje do Jornal de Negócios.

A fábrica de turbinas eólicas, que seria financiada pela susbsidiária Goldwind, tornou-se desnecessária para a China Three Gorges, que refere um excesso de capacidade de fabrico na Europa. Esta unidade era a principal de uma lista de contrapartidas que, segundo a mesma notícia, nunca saiu do papel.

Ainda citando o Negócios, o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia não se pronunciou sobre o alegado abandono da contrapartida.

Em destaque

Subir