Mundo

China recruta estudantes portugueses para as universidades chinesas

china bandeira‘Estudar na China’ é o programa que envolve 19 universidades chinesas e tenta cativar estudantes portugueses. Bolsa de estudo, custo de vida reduzido, empregada doméstica e massagens são os atrativos do programa. Uma delegação viaja até Portugal para cativar os estudantes.

Há políticos em Portugal que sugerem a emigração aos estudantes portugueses que concluíram a formação e não conseguem emprego. E há programas na China que tentam chamar os estudantes portugueses a viajarem até solo chinês e realizarem os seus estudos.

O programa ‘Estudar na China’ está em pleno andamento e tem os jovens estudantes portugueses no horizonte. Uma delegação composta por 43 elementos, que representa 19 universidades, viaja hoje para Portugal, com a finalidade de cativar os estudantes lusos.

Os chineses prometem muitas regalias, que estão para além, por exemplo, da garantia de um posto de trabalho. Para já, os chineses apenas garantem alguns luxos, que passam por jantares em restaurantes e massagens, ou por custos de vida reduzidos, bem como empregadas de limpeza para as residências estudantis.

Os estudantes portugueses serão também ‘assediados’ com bolsas de estudo, para licenciaturas e ainda pós-graduações em diversas áreas de estudo, desde gestão a medicina, passando por engenharia e direito.

Os representantes do programa estão certos de que a Língua seria um forte entrave, no objetivo e chamar os estudantes portugueses. Nesse sentido, para integrar o programa ‘Estudar na China’, basta saber falar Inglês.

A delegação chinesa será recebida nesta quarta-feira na Universidade de Lisboa, pela vice-reitora Teresa Cid, que não acredita numa adesão massiva dos estudantes portugueses ao programa.

Em destaque

Subir