Tecnologia

Megaupload: Kim Schmitz terá sido espiado ilegalmente e poderá evitar extradição

kim schmitz 3Criador do famoso site de partilha de ficheiros continua a aguardar decisão das autoridades da Nova Zelândia quanto à sua extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de vários crimes de violação de direitos de autor.

Kim Schmitz foi espiado de forma ilegal. A informação é avançada pelo Partido Trabalhista da Nova Zelândia, que avança com uma série de provas que colocam em causa o processo atualmente a decorrer naquele país.

Segundo aquela fonte, Kim Dotcom, alcunha por que é conhecido na Internet, era ‘seguido’ há meses antes de ter sido detido, em janeiro de 2012. Grant Rebertson, responsável pelo partido, fala em “encobrimento” por parte do gabinete nacional de segurança neozelandês.

Este novo desenvolvimento no caso poderá fazer com que Kim Schmitz evite a extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de vários crimes de violação de direitos de autor. A decisão dos tribunais da Nova Zelândia deverá ser conhecida até abril deste ano.

Recorde-se que Kim Schimtz, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito. Só em 2010, estima-se que ‘Dotcom’ tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir