Mundo

Cervejas após os ataques de Paris: “Não os podemos deixar vencer”

Allan Mackenzie

Um escocês que estava no Bataclan aquando dos ataques terroristas em Paris é um dos novos heróis das redes sociais. Allan Mackenzie saiu do teatro para um bar, onde ficou a beber algumas cervejas com um amigo. Tudo para que “esses bastardos saibam que não os vamos deixar vencer”.

Foi uma das primeiras respostas ao horror da noite mais longa de Paris e não tardou a ser viral nas redes sociais.

Assim que terminou o ataque terrorista no Bataclan, dois britânicos que tinham ido ver o concerto dos Eagles of Death Metal não procuraram abrigo: foram diretos para o primeiro bar que viram, dando uma clara mensagem de desafio ao Estado Islâmico (ISIS ou Daesh, nas siglas internacionais).

“Nessa mesma noite fomos beber umas cervejas para mostrar as esses bastardos que não os vamos deixar vencer. Eles iam vencer se nós nos escondêssemos ou se não continuássemos a viver como antes [dos ataques], por isso fomos para um bar celebrar a vida”, afirmou Allan Mackenzie, em declarações ao Daily Record.

Os jovens britânicos nem sequer se incomodaram em trocar de roupa: seguiram para o bar tal como tinham deixado o Bataclan, com a roupa ensanguentada. No caso de Allan Mackenzie, sobreviveu porque um dos terroristas ficou sem balas quando o ia alvejar, com o escocês a fugir enquanto o homem recarregava a arma.

“O terrorista apareceu pela parte de trás. Perdi de vista o meu amigo durante aquele momento de caos. Eu e outros deitámo-nos no chão enquanto eles disparavam balas contra a multidão”, pormenorizou o jovem escocês.

Foi por instinto que, naquela fração de tempo em que um terrorista recarregava a arma, Allan Mackenzie fugiu para a rua, onde continuou a correr durante centenas de metros. Já a quase um quilómetro do Bataclan recebeu uma chamada: era o amigo, que também tinha conseguido fugir.

“Ainda me lembro do tipo que estava ao meu lado, foi alvejado e o sangue dele caiu em cima de mim. Estávamos deitados lado a lado e nem me conseguia mexer. Estava a cobrir a cabeça e a cabeça dele estava ao lado da minha. Ao fim de uns 30 segundos decidi tentar a sorte e correr. Enquanto fugia pelas escadas um outro tipo foi atingido e caiu pelas escadas. Safei-me por pura sorte”, adiantou ainda este que já é um dos novos heróis das redes sociais.

Em destaque

Subir