Economia

Cerca de 55 mil empregos em risco de extinção no próximo ano

desemprego3A queda do emprego no próximo ano será superior ao previsto. Cerca de 55 mil postos de trabalho estão em risco de extinção em 2013. O número poderia ser mais elevado, caso não fosse alterada a Taxa Social Única (TSU).

Para 2013 o Governo prevê que a queda do emprego se situe nos 1,2 por cento, o que corresponde a cerca de 55 mil empregos, de acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre a população empregada. As últimas previsões, relativas à anterior revisão da troika, estimavam uma diminuição de cerca de 0,7 por cento, ou seja, quase metade do valor agora divulgado.

Estes valores decorrem da revisão em baixa das previsões da economia. O crescimento de 0,2 por cento calculado para 2013 foi agora alterado para uma recessão de cerca de um ponto percentual.

Estes dados estão incluídos no documento “Grandes Opções do Plano 2013”, aprovado ontem em Conselho de Ministros. De acordo com o Governo, “apesar da deterioração da actividade económica, os seus efeitos desfavoráveis sobre o emprego e o desemprego serão contidos – em 2013 – em particular pelos efeitos positivos da desvalorização fiscal prevista”.

Nas estimativas, as alterações na TSU irão permitir aumentar o emprego em cerca de um por cento ao fim de dois anos, o que equivale a cerca de 50 mil postos de trabalho.

Em destaque

Subir