Ralis

Jari-Matti Latvala lidera Rali da Grã-Bretanha

latvala gra bretanhaJari-Matti Latvala lidera o Rali da Grã-Bretanha, depois de ter dominado o primeiro dia da prova pontuável para o Campeonato do Mundo da especialidade. Um evento que, contrariamente ao que vem sucedendo esta temporada, está a ser dominado pelos pilotos oficiais da Ford.

E se nas três classificativas matinais de sexta-feira Latvala levou a melhor sobre Sebastien Loeb, ganhando uma vantagem pouco superior a três segundos, nos troços da tarde tudo se alterou com o aumento do ritmo do finlandês e do seu companheiro de equipa.

No segundo Ford oficial, Petter Solberg tinha terminado a manhã a dois segundos de Loeb, mas não tardou a ultrapassar o francês da Citroën ao impor-se nas duas últimas classificativas, terminando o dia a pouco mais de 12 segundos de Latvala.

Loeb procurou limitar os estragos, perdendo mesmo assim mais de nove segundos para Solberg, mas terminando o dia a mais de 21 segundos do líder, mostrando-se mesmo assim mais à vontade nos pisos de terra do País de Gales que o seu companheiro de equipa.

De facto, desde o começo do rali que Mikko Hirvonen evidenciou dificuldades para, sequer, acompanhar o andamento de Mads Ostberg, terminando a manhã a dois segundos do norueguês, que à tarde continuou a ganhar terreno ao finlandês da Citroën, que terminou o dia a mais de 20 segundos do piloto da Adpata Ford.

Ott Tanak foi o segundo melhor entre os pilotos semioficiais, terminando este primeiro dia entre os seis primeiros, depois de levar a melhor no duelo que o opõe ao russo Evgeny Novikov, enquanto Thierry Neuville conseguiu manter o DS3 da Citroën Júnior à frente do melhor piloto local, Matthew Wilson, que regressa ao Campeonato do Mundo depois da sua participação no Rali de Monte Carlo, no começo da temporada.

Classificação após 6.ª Pec.

1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Ford Fiesta RS WRC) 1h25m05,7s
2.º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta RS WRC) + 12,1s
3.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën DS3 WRC) + 21,3s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 32,6s
5.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroën DS3 WRC) + 53,8s
6.º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + 1m19,2s
7.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 1m32,8s
8.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroën DS3 WRC) + 2m27,9s
9.º Matthew Wilson/Scott Martin (Ford Fiesta RS WRC) + 3m17,0s
10.º Martin Prokop/Zdenek Hrúza (Ford Fiesta RS WRC) + 3m36,8s

Em destaque

Subir