País

Centros Comerciais do país assinalam Dia Mundial da Trombose

Oito centros comerciais de norte a sul do país disponibilizam informação aos visitantes sobre a relação entre Cancro e Trombose para assinalar o Dia Mundial da Trombose, nesta quinta-feira, dia 13 de outubro.

Alameda Shop & Spot, Almada Fórum, Armazéns do Chiado, Atrium Saldanha, Fórum Coimbra, Fórum Montijo, Fórum Viseu e Spacio Shopping são os centros aderentes a esta iniciativa promovida pelo Grupo de Estudos de Cancro e Trombose (GESCAT). Entre as 13h00 e as 15h00, os visitantes receberão um folheto informativo sobre tromboembolismo venoso (TEV), segunda causa de morte em doentes com cancro.

“Estaremos em espaços públicos de grande afluência para divulgar a importância do TEV e assim alcançar o maior número de pessoas”, explica Ana Pais, médica oncologista e presidente do GESCAT.

A par desta ação de rua, o dia de amanhã será marcado pela campanha digital “Veste Vermelho Contra o TEV”. O GESCAT desafia todos os portugueses a partilharem uma fotografia com uma peça de roupa vermelha nas redes sociais usando as hashtags #VesteVermelhoContraTEV e #VVTEV.

“O vermelho celebra a vida mas também o dinamismo e a força de todos os que aderirem a esta campanha. Esperamos que o eco mediático desta Campanha possa alcançar os decisores políticos fundamentais para que o TEV possa ser encarado como um problema de saúde pública crescente”, afirma a especialista.

O tromboembolismo venoso é uma complicação grave e comum nos doentes com cancro, representando a segunda causa de morte nesta população. Para sensibilizar e consciencializar a comunidade científica, as autoridades políticas e a população em geral, o GESCAT lançou uma campanha, em curso desde o início do mês, reforçando a mensagem “Conhecer é a melhor maneira de prevenir”.

No âmbito desta campanha foi criada, no início do mês, uma página de Facebook onde, diariamente, são partilhadas informações sobre o cancro e o TEV, assim como artigos, notícias ou atualizações científicas sobre o tema. Também nesta página será publicado um vídeo de sensibilização e de apelo à ação, esclarecendo esta relação tão frequente quanto desconhecida.

Em destaque

Subir