Nas Notícias

“Centenas de inspeções” do Infarmed asseguram que “não há uma falha significativa de medicamentos”

comprimidos v2Os relatos de falhas no acesso a medicamentos foram hoje confirmadas pelo presidente do Infarmed, com Eurico Castro Alves a salientar que as “centenas de inspeções” realizadas pela autoridade demonstram haver “situações pontuais” e não “uma falha significativa” no mercado.

Há problemas no mercado do medicamento, admite o presidente do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, mas são “situações pontuais” e não uma “falha significativa”. Depois de, no período de um mês, um sistema de alerta nas farmácias ter recebido meia centena de denúncias, Eurico Castro Alves explicou que o regulador está a monitorizar a situação e, em última instância, tem um plano de contingência pronto a ativar.

“Não há uma falha significativa de medicamentos”, tranquilizou o presidente do Infarmed, numa conferência de Imprensa convocada para admitir que essas denúncias existem, “são importantes”, mas são “situações pontuais” e não o indicador de um estado de quase rutura do circuito.

Eurico Castro Alves acrescentou que o regulador vai continuar a monitorizar o circuito do medicamento e, em caso de ‘agravamento dos sintomas’, existe um plano de contingência para assegurar a existência de fármacos nas farmácias. Contudo, não vai ser preciso ativar esse plano, concluiu o presidente do Infarmed.

Em destaque

Subir