Nas Notícias

Celacanto: Investigadores mergulham no mar sul-africano em busca de informações sobre o “gigante pacífico”

celacantoO celacanto, o “gigante pacífico” redescoberto em 1938, é o propósito de uma investigação que, nas próximas semanas, vai mergulhar até aos 120 metros junto à costa da África do Sul. Os cientistas, sul-africanos e franceses, querem saber mais sobre este peixe das profundezas.

O celacanto, um “gigante pacífico com dois metros de comprimento”, pode ser uma espécie com 370 milhões de anos de história para contar. Assim acreditam os cientistas sul-africano e franceses que, com a ajuda de uma equipa de mergulhadores, vão até ao fundo das águas junto à costa da África do Sul para procurarem mais informações sobre este peixe das profundezas.

“Gigante pacífico com dois metros de comprimento, o celacanto foi reencontrado em 1938, na costa leste da África do Sul. Nós acreditámos que tivesse desaparecido há 70 milhões de anos. É considerado a grande descoberta zoológica do século XX”, explica, em comunicado, o Museu Nacional de História Natural (MNHN) de Paris, em França.

celacanto510

A expedição, intitulada “Gombessa” (o nome sul-africano para o celacanto), está marcada para entre 5 de abril e 15 de maio. Laurent Ballesta, naturalista e mergulhador francês, será o líder da operação, a qual integra mergulhadores e cientistas do Instituto Sul-africano para a Biodiversidade Aquática (SAIAB) e do MNHN e do Centro Nacional de Pesquisas Científicas francês (CNRS).

A equipa vai tentar encontrar mais dados sobre o celacanto, espécie que “traz em si os traços da mudança dos peixes para os primeiros vertebrados terrestres de quatro patas”, como explica a mesma nota do MNHN: tinha esboços de membros em quatro das barbatanas e uma bolsa de ar que seria o vestígio de um pulmão primitivo. Foi, assegura o MNHN, “a testemunha viva e inesperada da saída das águas há 370 milhões de anos”.

A fase de mergulho vai ter maior incidência nas grutas de Jesser Canyon, na baía de Sodwana (no oceano Índico), a 120 metros de profundidade.

Em destaque

Subir