Nas Notícias

Cavaco Silva: “Governo tem demonstrado determinação e empenho”

cavacosilva4Cavaco Silva, Presidente da República, teceu elogios ao Governo de Passos Coelho e manifestou confiança de que Portugal “superará a crise antes do previsto”. Durante o Fórum Económico Polónia-Portugal, o chefe de Estado deixou escapar palavras de confiança e otimismo, cativando o investimento.

“Portugal superou sempre com sucesso, e mais rapidamente do que o previsto, as crises de financiamento externo. Tenho a certeza de que o conseguirá mais uma vez”, realçou o chefe de Estado, durante uma intervenção no Fórum Económico Polónia-Portugal.

Cavaco Silva elogiou o Governo português, considerando que o programa de ajustamento financeiro durante os primeiros meses foi bem sucedido. “O Governo tem demonstrado determinação e empenho, além de uma sólida determinação em cumprir o programa”, afirmou Cavaco, que realçou ainda o “ambiente político” que se vive em Portugal.

“Tem sido possível manter um grau relativamente elevado de diálogo político e social”, realça o Presidente da República, numa alusão à postura do principal partido da oposição, que rubricou o acordo com a troika, ainda antes da eleição de António José Seguro.

Cavaco fez um apelo ao “investimento num país promissor”, manifestando ainda a “esperança de que Portugal será bem-sucedido”, no combate ao problema da dívida num quadro de austeridade, em que está obrigado a cumprir metas orçamentais.

“A economia portuguesa tem esta mensagem de esperança e confiança no futuro para transmitir”, realçou o chefe de Estado, sem, no entanto, ocultar que a recessão no País e o problema da dívida soberana da Zona Euro “não foram ultrapassados” e que se avizinham tempos difíceis.

Portugal está numa “trajetória de melhoria e empenhado em retirar o maior proveito da transformação económica”, assegurou Cavaco Silva, ao lado do chefe de Estado da Polónia, perante polacos e empresários portugueses.

Em destaque

Subir