Desporto

Castigo dentário: Quatro meses e nove jogos para Suárez

suarez 210A FIFA teve mão pesada para os dentes de Luis Suárez. O avançado uruguaio está banido do futebol por quatro meses e cumprir ainda nove jogos de suspensão. O ‘vampiro’ perde o resto do Mundial ‘apenas’ pela trinca no italiano Chiellini, a terceira no currículo.

Nem choque acidental, nem ‘photoshop’: a defesa do Uruguai não pegou e a FIFA aplicou um castigo pesado a Luis Suárez, por este não se ter limitado a ‘comer a relva’ e ter mordido, literalmente, um adversário.

A federação uruguaia ainda tentara defender o jogador alegado um choque acidental entre Suárez e Chiellini e uma edição, através do conhecido programa ‘photoshop’, da fotografia onde são visíveis as marcas dos dentes do avançado no corpo do defesa.

Como não é a primeira, nem a segunda vez que Suárez ‘joga’ com os dentes, a FIFA teve mão pesada, com o anúncio a sair da voz do próprio presidente, Joseph Blatter: o avançado está banido do futebol por quatro meses, pelo que não volta a competir no Campeonato do Mundo.

Ao mesmo tempo, o Liverpool assegura um ‘reforço’ para a época 2014/15: como o impedimento vista “qualquer atividade” relacionada com o futebol, o clube inglês não poderá vender o avançado, que alegadamente estava no alvo do Real Madrid, entre outros.

Enquanto está banido, Suárez começa a cumprir a segunda parte do castigo: suspensão de nove jogos oficiais pelo Uruguai, a começar já pelos oitavos de final do Mundial.

O ‘vampiro’ foi considerado “culpado” de infringir os artigos 48 e 57 do código disciplinar da FIFA, relativos à agressão de outro jogador e ofensa antidesportiva a outro profissional.

O caso motivou até uma reação do chefe de Estado do Uruguai, José Mujica: “não vi qualquer mordidela. Suárez leva vários ‘tiros’ durante os jogos, mas nunca se queixa porque é um lutador. Ele representa a seleção porque é um excelente jogador, mas não pretendemos que seja um filósofo ou se comporte como um lorde”.

Em destaque

Subir