Mundo

Casal McCann vê “possibilidade” de encontrar Madeleine “viva” e volta a aproximar-se da imprensa

madeleine1Kate McCann, mãe da Madeleine, diz que “há uma possibilidade real de encontrar Maddie viva”. Em declarações à agência Lusa, Kate manifesta crença em encontrar a filha, no que parece transformar-se numa tentativa de manter o caso na agenda mediática. Kate e Gerry multiplicam-se em entrevistas.

Em vésperas de mais um aniversário do desaparecimento de Madeleine McCann, Kate, mãe da menor desaparecida na Praia da Luz, regressa a prestar declarações à imprensa, no que se afigura como um esforço em manter o caso Maddie ‘vivo’ nos órgãos de comunicação.

E a verdade é que a estratégia resulta. Kate McCann afirma “há uma possibilidade real” de que a sua filha Madeleine “possa ser encontrada com vida”, apesar de já terem passado cinco anos desde o desaparecimento de Maddie, no Algarve.

Esta entrevista concedida à Lusa é uma de muitas que o casal McCann tem agendadas, para o dia de hoje, a diversos jornais de todo o mundo – portugueses, britânicos e não só.

Certo é que não há avanços na investigação e, mais uma vez, o caso Madeleine volta a ser notícia por ‘imposição’ dos McCann, que encerram um longo silêncio para despertar os esforços na procura da filha, hoje com 9 anos de idade.

Há poucos dias, o caso Madeleine McCann voltou a suscitar diligências da Scotland Yard, que regressou ao terreno para verificar provas, entretanto, recolhidas. A polícia britânica acredita que é possível encontrar a menina com vida, mas não adianta qualquer dado novo. Apenas números.

Em conferência de imprensa sobre a reabertura do caso Maddie, o detetive e inspetor Andy Redwood revelou que está no terreno uma equipa de 37 polícias, responsável pela análise de 40 mil provas recolhidas. Existem 195 ligações que direcionam a intervenção das autoridades, que procuram Maddie viva. Kate McCann manifesta essa crença.

A investigação já implicou um investimento de 2,4 milhões de euros, sem que surjam resultados práticos. Não há novos dados sobre Madeleine McCann, exceto o facto de, dentro de dias, se completar o quinto ano desde o desaparecimento, na Praia da Luz, no Algarve, o que levou a que os pais Kate e Gerry McCann – que acabaram por ser constituídos arguidos e considerados suspeitos pela morte de Madeleine, teoria entretanto afastada – voltassem aos jornais para fazer o caso regressar.

Em Portugal, a única ‘diligência’ é a entrevista de Kate McCann, publicada hoje. A polícia encerrou o caso e nenhuma instância recebeu qualquer pedido para o reabrir. Madeleine volta a ser capa de jornal, para que o caso não seja esquecido.

Em destaque

Subir