Apresentações/Novidades

Carro solar fez 4000 quilómetros por menos de 30 euros

Uma equipa de engenharia da Universidade de New South, na Austrália, desenvolveu um veículo solar que percorreu 4100 quilómetros por menos de 30 euros. É o carro elétrico mais eficiente do mundo.

Embora não sejam uma prioridade para os construtores, os automóveis elétricos continuam a ser alvo de uma profunda investigação científica com testes no mundo real.

Por isso, para comprovar que a tecnologia pode ser uma opção para o futuro, uma equipa de engenharia da Universidade de New South, na Austrália, desenvolveu, durante um ano, um carro solar que percorreu mais de 4000 quilómetros por menos de 30 euros.

A Sunswift desenvolve este tipo de automóveis há 22 anos, equipando-os com painéis solares. Este modelo, o sexto produto da equipa, começou a circular em setembro passado e foi desenhado para consumir a mesma energia que uma torradeira caseira.

A velocidade está limitada a 130 quilómetros por hora e os painéis solares instalados no tejadilho garantem uma autonomia de 800 quilómetros, contando com a ajuda da energia acumulada nas baterias.

Para participar no ‘Challenge Mundial Bridgestone para Carros Solares’, o Sunswift Violet precisava de comprovar que era eficiente e bater o antigo recorde do mundo.

No final, percorreu 4100 quilómetros em seis dias, com um consumo médio de 3,25 kWh de energia a cada 100 quilómetros, não gastando mais que 27,50 euros.

A título de curiosidade, esta energia é a mesma que é usada diariamente numa moradia comum.

Mais partilhadas da semana

Subir