Motores

Carro movido a água salgada percorre 150 mil quilómetros sem poluir (com vídeo)

A nanoFlowcell, uma marca automóvel experimental, conseguiu que um dos seus automóveis completasse um teste de 150 mil quilómetros em estrada, movido a água salgada sem emissões poluentes para o meio ambiente.

É uma das grandes e históricas ideias, conseguir que um veículo se mova a água. Atualmente, apenas a construtora automóvel nanoFlowcell está a investir neste tipo de circulação, com a realização de testes de estrada.

O sistema da marca funciona como um célula de combustível, mas utiliza água salgada em vez de hidrogénio. Os líquidos de iões positivos e negativos ficam separados, interagindo quando passam por uma membrana. Em resultado, produzem energia elétrica capaz de mover o automóvel.

Na prática, traduz-se em água, como numa célula de combustível de hidrogénio tradicional, mas que permite o automóvel mover-se com zero emissões e um reabastecimento rápido.

O último teste, realizado pelo modelo ‘Quantino’ da marca alemã, mostra mais uma etapa do trabalho começado em 2014, com o desenvolvimento de protótipos deste género.

O ‘Quantino’ completou agora um teste de 150 mil quilómetros, depois dos 100 mil realizados em agosto do ano passado. Além disso, percorreu 1000 quilómetros sem necessitar de reabastecimento, durante oito horas e 21 minutos.

Este modelo tem espaço para quatro pessoas, 109 cavalos e um peso de 1421 quilos. É capaz de ultrapassar os 100 quilómetros por hora em apenas cinco segundos. A produção em série do ‘Quantino’ é um dos objetivos da nanoFlowcell a médio prazo.

Veja um ‘test drive’ deste modelo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MGSORRG2MDA4

Em destaque

Subir