Nas Notícias

Carnaval: Municípios de Évora concedem tolerância de ponto em decisão concertada

carnavalMunicípios de Évora decidiram conceder tolerância de ponto aos funcionários das autarquias, no Carnaval, contrariando a opção do primeiro-ministro, Passos Coelho. Vila Viçosa goza o ‘feriado’ na segunda-feira e os restantes 13 municípios fazem tolerância na terça. A decisão foi concertada e justificada pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central: “O Carnaval é uma tradição”.

As Câmaras Municipais de Évora não vão seguir as determinações do Governo e, numa decisão conjunta, optaram por conceder tolerância de ponto a todos os trabalhadores, segundo adianta a agência Lusa.

A CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central justifica esta tolerância com o facto de estarem programadas “diversas ações carnavalescas” nos municípios de Évora, segundo refere, à Lusa, Ângelo de Sá, presidente daquela entidade.

Assim, os municípios que formam o CIMAC, “numa decisão concertada”, consideram que faz todo o sentido que Évora goze o ‘feriado’ no Carnaval, até porque as Câmaras Municipais “têm autonomia” para conceder tolerância de ponto.

Ângelo de Sá realça ainda o facto de “ser tradição” em Portugal que não se trabalhe no dia de Carnaval. E aponta o facto de “alguns contratos de trabalho” preverem “tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval”.

Segundo Ângelo de Sá, “não há razão” para se tomar a medida de eliminar a tolerância aos funcionários públicos, até porque “não será com esta decisão que o País resolverá os seus problemas”.

O Governo optou por eliminar do mapa a folga do dia de Carnaval. Em diversas declarações públicas, Passos Coelho justificou a medida: “Não faz sentido que numa altura em que se cortam quatro feriados, dois dos quais religiosos, o país pare no dia de Carnaval, que nem sequer é feriado”.

Já são conhecidos alguns municípios que pensaram de forma contrária. O município do Porto, liderado pelo social-democrata Rui Rio, já tornou pública a decisão de não ‘cumprir esta ordem’ governamental.

Em destaque

Subir