Nas Notícias

Porto: Hospital de Santa Maria promove rastreio gratuito de doenças alérgicas

alergiaO Hospital de Santa Maria, no Porto, promove um rastreio gratuito de doenças alérgicas, orientado pela especialidade de Imunoalergologia. A ação decorre nos dias 9 e 10 de fevereiro, entre as 14h00 e as 19h00. Uma em cada quatro pessoas padece de doenças alérgicas.

O rastreio realizado na unidade de saúde privada localizado no centro do Porto é dirigido a todas as faixas etárias da população (crianças e adultos), não acarreta custos, mas implica uma inscrições (que pode ser feita através do telefone 225 082 050).

O objetivo desta ação é alertar a população para a questão das alergias e para a importância de se iniciar a sua prevenção e profilaxia, cerca de um mês antes de começar o período crítico, com a chegada do pólen, na primavera.

“Uma boa profilaxia da doença diminui o desconforto do paciente, ao mesmo tempo que também contribui para a diminuição do absentismo, quer no trabalho quer na escola”, refere Arminda Guilherme, médica especialista em Imunoalergologia do Hospital de Santa Maria.

Com efeito, as doenças alérgicas afetam uma em cada quatro pessoas, devendo por isso ser consideradas um problema de saúde pública.

As alergias manifestam-se de várias formas, como doença respiratória, doença de pele, dos olhos ou do âmbito gastrointestinal. Muitas pessoas não sabem que padecem destas doenças, pelo que o rastreio assume particular importância.

Em destaque

Subir