Motores

Carlos Sousa já testou o Duster para o Dakar

Finalmente, e a pouco mais de uma semana do início do Rali Dakar 2018, Carlos Sousa pôde finalmente testar o Duster que vai utilizar utilizar na prova. O ‘shakedown’ ocorreu na Argentina, a uma centena de quilómetros de Buenos Aires, e o piloto português mostrou-se satisfeito com o carro construído pela Renault Sport Argentina.

Não foram muitos os quilómetros de Carlos Sousa pôde realizar com o Duster, mas já lhe deu uma noção do nível de preparação do carro para enfrentar as duas semanas de prova, que desta vez parte do Peru, passa pela Bolívia e termina na Argentina.

“O carro está bem construído. Gostei do motor e do seu comportamento. A equipa é bastante profissional, e já se trabalha bastante, pois estamos a duas semanas do começo da prova. Como não houve a possibilidade de fazermos o teste mais cedo, optamos por fazer poucos quilómetros. Os pisos também tinham zonas com lama, devido á chuva que tem caído na região, pelo que não quisemos arriscar”, contou Carlos Sousa, cujo Duster ostentará # 315.

Em termos de objetivos o piloto de Almada continua a ser prudente, ainda que esteja confiante: “Podemos sonhar com a conquista de um resultado nos dez primeiros. Não vai ser fácil, tendo em conta a dureza da prova, bem como a quantidade e a qualidade dos inscritos, mas acredito nessa possibilidade. No entanto, as primeiras etapas não vão ser fáceis. O Dakar 2018 começa logo com as dunas do Perú, onde vou procurar readquirir o ritmo e adaptar-me ao Duster. Vai ser duro, mas o Duster parece preparado para enfrentar a dureza da prova. Na sequência do teste, só fiquei com a ideia que talvez esteja equipado com uma relação de caixa algo “curta”, o que poderá ser uma limitação nas etapas mais rápidas”.

Nesta sua 18ª participação no Dakar, Carlos Sousa, que vai ter o francês Pascal Maimon como navegador, vai utilizar um carro totalmente concebido e preparado na Argentina, equipado com um motor V8 Renault com 380 cv de potência. Um veículo idêntico ao que usará Emiliano Spataro, no outro carro da equipa, bastante conhecedor do Duster.

 

Em destaque

Subir