Nas Notícias

Cáries podem ser reduzidas com um óleo de coco capaz de eliminar bactérias

dentesAs cáries podem ser reduzidas através de uma solução que elimina as bactérias Streptococcus, depois de um instituto irlandês ter comprovado a eficácia de uma modificação no óleo de coco. A mesma solução também combate um fungo que provoca infeções orais.

A modificação do óleo de coco permitiu a uma equipa de cientistas do Athlone Institute of Technology (AIT), na Irlanda, avançar na investigação para a redução das cáries. Após essa alteração, o óleo pode ser utilizado em produtos de saúde dentária como solução bacteriana, pois elimina as bactérias que estão na origem das cáries, as Streptococcus.

O composto foi encontrado depois de falhada a hipótese inicial, que passava pelo óleo de coco não adulterado. Não demonstrando eficácia, o óleo foi modificado com enzimas, procurando emular o processo digestivo, e os ensaios demonstraram que o composto inibe o crescimento da maioria das estirpres da Streptococcus, com especial incidência na Streptococcus mutans, considerada a principal responsável pelo desenvolvimento das cáries, um problema que afeta entre 60 a 90 por cento das crianças nos países industrializados.

Mas a eficácia do óleo adulterado não se ficou pelas bactérias, pois também é capaz de combater alguns fungos, como o Candida albicans, um fungo diplóide capaz de provocar infecções orais.

Em destaque

Subir