Mundo

Cannabis continuará ilegal em França apesar do ministro da Educação defender a descriminalização

cannabisA cannabis continuará a ser ilegal em França. Apesar do ministro da Educação ter defendido a descriminalização do consumo, o Governo veio garantir que Vincent Peillon falou a título pessoal e que a venda e uso da cannabis continuarão a ser proibidos.

Pode a cannabis ser consumida em França? “É uma pergunta que vale a pena ser feita e às vezes surpreende-me muito o pequeno atraso de França num assunto que considero de importância”, respondeu ontem o ministro de Educação, Vincent Peillon, considerando ser útil reabrir o debate. A declaração foi já rejeitada pelo Governo, que tratou de a remeter para o lugar de “reflexão pessoal”.

A questão tornou-se polémica de imediato porque, durante as eleições, François Hollande defendeu que a droga não deveria ser descriminalizada, posição reforçada, desde então e até ao momento, pelo atual primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault.  A venda e o uso de cannabis são proibidos e penalizados com multas que podem custar 3750 euros e penas de prisão até um ano.

A oposição não deixou cair o tema. Jean-François Copé, secretário-geral da UMP, exigiu “solenemente” explicações a Hollande, enquanto Denis Baupin, deputada do Europa-Ecologia Os Verdes (que integra o Governo), destacou a “coragem” de Peillon em pedir a reabertura do debate sobre a descriminalização da cannabis.

Em destaque

Subir