Mundo

Candidato da direita Iván Duque eleito Presidente da Colômbia

O candidato da direita Iván Duque, do partido Centro Democrático, foi hoje eleito Presidente da Colômbia, na segunda volta eleitoral, com mais de dez milhões de votos contabilizados em 98,20 por cento das mesas eleitorais.

Segundo a autoridade eleitoral colombiana, Duque obteve 10,2 milhões de votos (53,97 por cento), enquanto o adversário Gustavo Petro, o candidato da esquerda do movimento Colômbia Humana, 7,9 milhões de votos (41,81 por cento).

Iván Duque, 41 anos, ‘delfim’ do ex-Presidente Álvaro Uribe, sucederá em 07 de agosto a Juan Manuel Santos.

Na primeira volta, realizada em 27 de maio, Duque recebeu mais de 7,5 milhões de votos (39,14 por cento) e Petro 4,8 milhões (25,08 por cento).

A Colômbia elegeu hoje um novo chefe de Estado na segunda volta das presidenciais desde a paz com a ex-guerrilha das FARC.

Após mais de meio século de guerra, a paz voltou a ter uma oportunidade na Colômbia após o anúncio de um acordo definitivo de paz em 12 de novembro de 2016 entre o Governo do Presidente cessante Juan Manuel Santos e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que se converteu num partido político.

No entanto, o agora eleito Presidente Iván Duque Márquez prometeu modificar o pacto assinado.

Em destaque

Subir