País

Cancro da próstata: Risco diminui com aumento da frequência das ejaculações

cancro prostata ejaculacoes

Os homens que num mês ejaculam pelo menos 21 vezes apresentam, segundo um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston (EUA), publicado na revista European Urology, uma redução de 20 por cento no risco de desenvolverem cancro da próstata.

A investigação, que acompanhou 32 mil homens ao longo de 18 anos (entre 1992 e 2010), comprovou que a maior prática da atividade sexual é benéfica na prevenção dos tumores.

De acordo com o resumo do estudo, publicado na European Eurology, os homens que ejaculavam 21 ou mais vezes por mês apresentaram um risco de ter cancro na próstata que era 20 por cento inferior.

“A frequência da ejaculação poderá ter uma relação inversa com o risco de cancro da próstata”, destacaram os cientistas, sublinhando a importância desta descoberta por ser um fator de risco que pode ser prevenido através de mudanças comportamentais.

“Dada a falta de fatores de risco modificáveis para o cancro da próstata, os resultados deste estudo são particularmente entusiasmantes”, insistiu a coordenadora do estudo, Jennifer Rider, em declarações ao site Medical Research.

O entusiasmo tem sido equivalente à prudência: os mesmos cientistas alertam que este estudo foi baseado na recolha de informações avançadas pelos voluntários, até para que, mesmo que de forma inconsciente, a investigação não alterasse o comportamento dos homens.

Mais do que praticar relações sexuais com frequência, o estudo demonstrou a importância da atividade sexual ao nível da redução do risco de desenvolvimento do cancro da próstata. Mesmo os que homens que ejaculavam menos vezes tinham reduções no risco, que era de dez por cento para quem ‘só’ ejaculava entre oito a 12 vezes por mês.

Os investigadores realçaram ainda que as práticas com um parceiro ou como auto-estimulação não apresentaram diferenças.

“Não devemos enfatizar o número exato de ejaculações”, frisou Jennifer Rider, “mas sim o facto de que uma atividade sexual segura é benéfica para a saúde da próstata”.

Em destaque

Subir