Nas Notícias

Caça aos porcos selvagens na Costa Rica ameaça sobrevivência dos jaguares

jaguarjaguarx510A caça aos porcos selvagens no Parque Nacional Corcovado, na Costa Rica, está a diminuir a quantidade de ‘refeições’ para o jaguar, uma espécie ameaçada. O assunto já está a ser abordado a nível governamental, com a vice-ministra do Ambiente a admitir “aumentar a fiscalização”.

A caça ilegal aos porcos selvagens, como o javali, tem feito diminuir a população de jaguares no Parque Nacional Corcovado, na Costa Rica. A este fator juntam-se outros atos ilícitos, como a extração ilegal de madeira, que juntos contribuem para a diminuição do território e da quantidade de alimento para este felino, uma espécie ameaçada.

O assunto já está a ser tratado na esfera governamental, com o Ministério de Ambiente e Energia a emitir uma orientação interna recomendando uma vigilância mais apertada dentro do parque. O problema é que quem pratica os atos ilícitos – seja a caça, a extração de madeira ou até mesmo a extração de ouro – também atua de forma cada vez mais sofisticada: já não há caçador ilegal que não tenha um telemóvel para avisar os ‘colegas’ da proximidade das patrulhas.

“Nós acreditamos que a caça tem prejudicado os jaguares, pelo que nos cabe aumentar a fiscalização”, admitiu Ana Lorena Guevara, vice-ministra do Ambiente, complementando: “se a razão for outra, é uma questão de tempo. Há espécies cujas populações aumentam e diminuem, mas não podemos concluir nada pois não temos realizado operações com muita frequência”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir