Mundo

Cabul: Comando talibã mata 26 pessoas em ataque a um hotel

timor_dili_1Ataque de um comando talibã num hotel situado nos arredores de Cabul (Afeganistão) provocou 26 mortos (17 civis, três seguranças, um polícia e os cinco autores da ofensiva). Os talibãs invadiram o espaço turístico na madrugada desta sexta-feira e atacaram civis, sendo que a polícia acabou por matar os autores da ofensiva.

Cinco homens armados com metralhadoras e com granadas entraram no hotel de luxo, na madrugada de hoje, e provocaram 21 mortos, numa unidade hoteleira de Cabul, onde estava a decorrer uma festa.

Além dos mortos, os talibãs fizeram 50 pessoas reféns, neste ataque que decorreu numa zona turística daquela cidade afegã. Durante cerca de 12 horas, decorreram confrontos entre os atacantes e as autoridades.

Só após este longo período, a polícia conseguiu dominar os terroristas, que acabaram mortos. O balanço das autoridades aponta para um número total de 26 mortos, sendo que cinco são os autores do atentado.

Entre os civis mortos há crianças que estavam a jantar com a família no hotel, espaço muito procurado por funcionários do Governo afegão e por empresários da região e do estrangeiro.

Segundo um porta-voz talibã, Zabihullah Mujahid, esta ofensiva justifica-se com o facto de o hotel ser “espaço de prostituição”, utlizado para realizar “festas selvagens”.

Esta é mais uma prova da escalada da violência, que se assinala no Afeganistão, desde a retirada da Nato.

Em destaque

Subir