Economia

Bruxelas: Não há acordo com Portugal e negociações prosseguem

Bruxelas desmente que as negociações do pacote de ajuda a Portugal estejam concluídas. Amadeu Altafaj, porta-voz do comissário europeu para os Assuntos Económicos, desmente as notícias avançadas ontem, que davam o processo como finalizado. “Não há acordo até todo o processo ficar encerrado”, disse Altafaj. Negociações prosseguem em Lisboa.

Depois de ontem ter sido noticiado que o pacote de ajuda a Portugal estaria concluído e que a troika iria divulgá-lo já na próxima semana, surge um desmentido oficial, proveniente de Bruxelas.

Amadeu Altafaj, porta-voz do comissário europeu para os Assuntos Económicos, revela que não há ainda qualquer acordo, o que sucederá apenas quando as negociações estiverem concluídas.

“As notícias dos jornais portugueses que avançavam com o final das negociações não são precisas. Não há acordo até todo o processo ficar encerrado”, revelou Amadeu Altafaj.

A Comissão Europeia revela que as negociações prosseguem em Lisboa. Logo que houver um entendimento técnico, será agendada uma conferência, que decorrerá na capital portuguesa. Até lá, prossegue o diálogo, tendo em vista o estabelecimento de um acordo.

Este procedimento é, aliás, semelhante ao que sucedeu com os pacotes de ajuda à Grécia e à Irlanda. Também José Sócrates, que participava no fórum da TSF, abordou este assunto.

“Nas próximas semanas, o programa será tornado público, para que se prossigam os trâmites normais e as medidas sejam levadas à reunião do Ecofin, que decorre a 16 de maio”. O anúncio do acordo e a marcação da conferência de Imprensa deve ocorrer na próxima semana.

Em destaque

Subir