Nas Notícias

Pedidos de ajuda das famílias aumentam na Deco

Deco está a receber cada vez mais pedidos de ajuda por parte de famílias com dificuldades para responder aos compromissos. O Gabinete de Apoio ao Sobre-endividamento prevê superar largamente o número de 2010. Associação de Defesa do Consumidor apoiou mais de um milhar de famílias em apenas três meses.

“Há um aumento significativo de pedidos de ajuda de famílias”, revela à Lusa Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividamento, que não dispõe ainda de dados relativos ao mês de abril, mas que se baseia na quantidade de solicitações em igual período, no ano passado.

As famílias estão sobreendividadas, sobretudo, porque existe uma incapacidade das pessoas em fazer uma correta gestão de receitas e despesas, com riscos mal calculados, quase sempre associados ao fenómeno do desemprego.

Ontem, após a reunião com a troika, o vice-presidente da Deco, Alberto Regueira, avançou com números que sustentam a teoria de Natália Nunes. A Associação de Defesa do Consumidor apoiou mais de mil famílias em apenas três meses, sendo que os 3000 pedidos registados em todo o ano de 2010 serão ultrapassados largamente.

O endividamento excessivo coloca em causa todo o edifício familiar, com repercussões na saúde, na educação e no bem-estar de todos os elementos do agregado.

Em destaque

Subir