Nas Notícias

Brinque 10 minutos com o seu filho e evita distúrbios nas crianças

pai filho brincarpai filho510

Segundo um estudo, brincar 10 minutos com os filhos, em idade pré-escolar, provoca um efeito positivo nas crianças, evitando distúrbios comportamentais. Hiperatividade, défice de atenção, agressividade e reação de oposição são alguns dos problemas que podem ser corrigidos a brincar.

Uma pesquisa, da autoria de investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, conclui que os pais podem evitar distúrbios comportamentais nos filhos, bastando, para o efeito, que brinquem todos os dias com as crianças em idade pré-escolar. Chegam 10 minutos diários, de acordo com este estudo.

A explicação para os efeitos positivos desta interação entre pais e filhos reside no facto de existir uma cooperação, capaz de evitar problemas como hiperatividade, défice de atenção, agressividade e reação de oposição (a criança opõe-se às ordens dos pais).

De acordo com a agência Lusa, o estudo da Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra resulta de um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do programa Feder-Compete.

A base desta pesquisa foi um programa norte-americano, segundo a Universidade de Coimbra, que avaliava a eficácia desse programa, chamado ‘Anos Incríveis’, cujo objetivo era analisar problemas em crianças com idades compreendidas entre 3 e 6 anos.

Agora, esta pesquisa portuguesa, feita num universo de crianças de Porto e Coimbra, com distúrbios de comportamento, permitiu perceber os benefícios da interação entre pais e filhos quando brincam.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir