Nas Notícias

Braga: Utente do Bom Jesus internado em estado grave após um incêndio na ala psiquiátrica

casa saude bomjesusbrUm incêndio num quarto da Casa de Saúde do Bom Jesus terminou com um ferido grave e quatro ligeiros. Um utente foi internado no Hospital de Braga e outras três pessoas tiveram de receber assistência após inalação de fumos. Com o fogo, suspeita-se que acidental, todo o edifício foi evacuado.

Um incêndio deflagrou ontem de manhã, por volta das 7h20, num quarto da Casa de Saúde do Bom Jesus (CSBJ), provocando um ferido grave e quatro ligeiros. As primeiras indicações referem que o ferido grave é o paciente que residia no quarto que ardeu e que, dos quatro feridos ligeiros, dois são funcionários do CSBJ e um outro é utente, tendo estes três recebido assistência após “inalação de fumos”, como explicou Palma Palmeira, diretora do serviço de enfermagem da CSBJ.

O fogo, que ocorreu num quarto da ala psiquiátrica, no primeiro andar do edifício, obrigou a evacuar toda a CSBJ. “Tivemos de evacuar 68 pessoas por causa do fumo”, explicou Paula Palmeira, referindo que os utentes da ala psiquiátrica foram transferidos para outro edifício da CSBJ.

“Não sabemos qual foi a fonte do incêndio, mas tudo aponta para que tenha sido um acidente”, acrescentou a diretora. Em resultado do combate às chamas, um elemento dos Bombeiros Sapadores de Braga foi assistido por apresentar ferimentos na mão, sendo o quarto ferido ligeiro do incidente.

Para além dos Sapadores, a resposta ao incêndio levou o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga a acionar o INEM, a Proteção Civil e a GNR do posto do Sameiro. As consequências poderiam ter sido piores, antecipou o adjunto de Operações Vítor Azevedo, se a CSBJ não tivesse um Plano de Emergência: “os funcionários cumpriram o Plano de Emergência e fizeram a primeira intervenção, a qual foi essencial para conter o fogo”.

Em destaque

Subir