Nas Notícias

Pensões milionárias: Passos deu “canelada ao Presidente, a Bagão e a Ferreira Leite”

marcelo rebelo sousa1Palavras de Passos Coelho sobre pensões milionárias são, para Marcelo Rebelo de Sousa, uma “canelada” ao Presidente da República, Cavaco Silva, bem como a contestatários do Orçamento de Estado, como Bagão Félix e a Manuela Ferreira Leite. O primeiro-ministro lembrou, no congresso da JSD, que as maiores críticas provêm de pensionistas com rendimentos elevados.

No comentário que Marcelo Rebelo de Sousa assina semanalmente na TVI, o professor considerou que as declarações do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, no congresso da JSD, representam uma “canelada” a Cavaco Silva.

Passos Coelho, recorde-se, sustentou que somente os detentores de pensões mais elevadas estão a contestar o Orçamento de Estado. O primeiro-ministro considerou que estas críticas ao Orçamento resultam das perdas de rendimentos que esses pensionistas vão sofrer.

“Pedro Passos Coelho quis fingir que a questão é com as grandes pensões. E não é. Passos Coelho quis dar uma ‘canelada’ ao Presidente da República, com uma passagem por Bagão Félix e por Manuela Ferreira Leite”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, na TVI.

Estas declarações do primeiro-ministro surgem numa altura em que o Orçamento de Estado pode ser analisado pelo Tribunal Constitucional. A decisão está nas mãos de Cavaco Silva, que já promulgou o documento.

Passos Coelho considerou, no congresso da Juventude Social Democrata, que pedir um contributo maior aos pensionistas que têm rendimentos mais elevados – entre os quais Cavaco Silva, Bagão Félix, Manuela Ferreira Leite e outras figuras proeminentes que criticam o Orçamento – é uma questão de justiça.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que não sabe “a que pensões Passos Coelho se referia, se as dos políticos ou dos privados”. No entanto, o professor defende que o destinatário das palavras do primeiro-ministro era o Presidente da República, bem como Bagão e Ferreira Leite.

O comentador político defendeu uma fiscalização preventiva do Orçamento de Estado para 2013, ainda que o tempo seja curto, já que 2013 está à porta.

Em destaque

Subir